Inscrições para seleção de mestrado 2019.1 de 7 a 31 de janeiro

No início do mês de Dezembro de 2018 foi aprovada a abertura do primeiro Programa de Pós-graduação em Engenharia Física do Brasil, sediado na UACSA-UFRPE, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. O novo programa (PPENGFIS) está vinculado à área de Materiais da CAPES. Apesar de já existirem vários cursos de graduação em engenharia física no Brasil, não existia ainda nenhum programa de mestrado na área. O PPENGFIS vem suprir essa importante demanda.

As atividades de pesquisa do PPENGFIS estão organizadas em torno de duas Áreas de Concentração: Materiais e Optoeletrônica. As linhas de pesquisa são interdependentes em grande parte e refletem o caráter interdisciplinar do PPENGFIS. Assim, as linhas de pesquisa contemplam os objetivos das duas áreas de concentração, juntando expertise e conhecimento para: (i) proporcionar aos estudantes/futuros profissionais uma sólida base conceitual e investigativa em áreas científicas e tecnológicas com forte potencial de aplicação; (ii) incrementar a produção científico-tecnológica da UACSA-Campus das Engenharias, onde serão realizadas as atividades acadêmicas aqui detalhadas, impulsionando o desenvolvimento da região; (iii) desenvolver projetos de pesquisa em possíveis parcerias com o polo industrial da região. As linhas de pesquisa contam com a participação de docentes pesquisadores formados e com experiência em áreas diversas do conhecimento científico, especificamente: Engenharia e Ciência dos Materiais, Química, Engenharia Elétrica, Metrologia Óptica e Óptica Não-Linear experimental, Física da Matéria Condensada, Controle e Dinâmica Não-Linear.

O perfil do egresso do Programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Física é de um profissional que tenha capacidade de elaborar e desenvolver projetos de pesquisa científico-tecnológicas no setor acadêmico ou industrial; trabalhar e coordenar laboratórios de pesquisa, análise ou inovação no setor acadêmico, industrial e/ou laboratórios credenciados pelo INMETRO; formular questões e objetivos relativos à sua área de pesquisa e áreas afins com independência e maturidade a fim de desenvolver trabalhos inéditos em ciência, tecnologia e inovação. Desta forma, o egresso poderá atuar no desenvolvimento de novas tecnologias; desenvolver um futuro projeto de doutorado; atuar em laboratórios de pesquisa no setor industrial ou acadêmico e desenvolver atividades de ensino. O público alvo do curso são estudantes graduados em Ciências Exatas e da Natureza, Computação, Engenharias e cursos Tecnológicos associados às áreas de concentração do programa.

As inscrições para seleção da primeira turma de alunos ocorrerão entre os dias 7 e 31 de janeiro de 2019. O edital, a ser divulgado a partir do dia 02/01/2019, prevê o preenchimento de 15 (quinze) vagas, das quais até 4 (quatro) serão reservadas para candidatos com vínculo formal com os setores de tecnologia e/ou de produção.

Informações: www.ppengfis.ufrpe.br

coordenacao.ppengfis@ufrpe.br