Colóquios da Pós-Graduação em Engenharia Física – 22/06/2020

Na próxima segunda-feira, 22/06, teremos o WEB-Colóquio apresentado pelo Prof Allysson M. de Araújo Caldas com título “Desenvolvimento de medidor tipo turbina baseado em efeito hall capaz de medir vazão em solução salina de brometo de lítio”.

O colóquio será realizado na segunda-feira as 10h na plataforma online Zoom e pelo Youtube no canal PPENGFIS.

Contamos com a presença de todos!

Links para acesso:

LINK A – Zoom

LINK B – Youtube

Resumo da palestra:

Os sistemas de refrigeração mais utilizados baseiam-se na tecnologia de compressão, os quais proporcionam a partir de ciclos termodinâmicos apropriados, o desejado conforto térmico. O funcionamento dessas máquinas exige um elevado consumo de energia elétrica sem contar que fazem uso de fluidos que agridem substancialmente a natureza. As buscas incessantes pela produção da energia limpa e sustentável retomam os estudos de sistemas de refrigeração por absorção. Solução aquosa LiBr tem sido a escolha mais popular na indústria de refrigeração de absorção; baseado nesse discurso, o trabalho em linhas gerais, aborda o conceito de vazão, suas aplicações, algumas de suas tecnologias e traz como proposta o desenvolvimento de medidor tipo turbina acoplado baseado em tecnologia hall capaz de gerenciar medição de vazão em solução salina do brometo de lítio. A justificativa de desenvolver tal medidor, gira em torno das dificuldades encontradas em se medir vazão de fluídos em sistemas de absorção, visto que o fluído de trabalho abordado é um sal cristalino com propriedade higroscópica que, pode apresentar formação de fase sólida cristalizando a valores moderados de concentração, como também, baixos valores de pressão de trabalho e altos valores de viscosidade da solução.