Colóquios da Pós-Graduação em Engenharia Física –08/12/2020

Na próxima terça-feira, 08/12, teremos o WEB-Colóquio apresentado pelo Prof. Dr. Marcos de Oliveira Junior com título “Técnicas de Ressonância Magnética Nuclear em Estado Sólido Aplicadas à Caracterização de Materiais Amorfos”.

O colóquio será realizado na terça-feira as 11h na plataforma online Google Meet. Posteriormente, a gravação será disponibilizada pelo Youtube no canal PPENGFIS.

Contamos com a presença de todos!

 

Links para acesso:

 

LINK A – Google Meet:

https://meet.google.com/txq-hcza-qsa

LINK B – Youtube (gravação ao final do evento)

http://www.youtube.com/c/PPENGFIS

Resumo da palestra:

Nesta palestra apresentarei aspectos teóricos e práticos da técnica de espectroscopia por ressonância magnética nuclear (RMN) em estado sólido. Em líquidos a rápida dinâmica molecular resulta na mediação temporal de interações anisotrópicas (aquelas que dependem da orientação molecular), permitindo a obtenção de espectros de alta resolução com informação valiosa a respeito das espécies químicas presentes na amostra. Para o caso de amostras sólidas, a presença de interações anisotrópicas do spin nuclear, como desvio químico, acoplamento dipolar e acoplamento quadrupolar, torna o espectro de RMN alargado e com pouca resolução. Algumas técnicas são utilizadas para aumentar a resolução espectral como, por exemplo, a técnica de rotação em torno do ângulo mágico (MAS). Longe de ser um problema, a presença de interações anisotrópicas em RMN de sólidos fornece valiosa informação adicional a respeito da estrutura, como geometria de ligações, informações sobre distâncias interatômicas, etc. Para acessar tal informação uma variedade de sequências de pulsos podem ser utilizadas, tornando a RMN uma ferramenta extremamente versátil. Após uma breve revisão teórica, mostrarei algumas aplicações de técnicas de RMN para a caracterização estrutural de sólidos amorfos, utilizando estudos realizados em nosso grupo no IFSC-USP como exemplo.