Colóquios da Pós-Graduação em Engenharia Física – 08/09/2020

Na próxima terça-feira, 08/09, teremos o WEB-Colóquio apresentado pelo Prof Ramón Raudel Peña Garcia com título “Granada de Ferro Ítrio e Oxido de Zinco, presentes da natureza para a ciência e tecnologia: Síntese, caracterização e aplicações”.

O colóquio será realizado na terça-feira as 11h na plataforma online Google Meet. Posteriormente, a gravação será disponibilizada pelo Youtube no canal PPENGFIS.

Contamos com a presença de todos!

Links para acesso:

LINK A – Google Meet:

meet.google.com/odc-ameo-two

LINK B – Youtube (gravação ao final do evento)

Resumo da palestra:

Granada de Ferro Ítrio (Y3Fe5O12- YIG) e Oxido de Zinco (ZnO), dois compostos com características diferentes, porém com destaques significativos em diferentes ramos científicos e tecnológicos. O YIG é uma maravilha, seu papel no magnetismo é análogo ao do germânio na física dos semicondutores, à água na hidrodinâmica e ao quartzo na acústica do cristal. Há várias razões para isso; em primeiro lugar, tem a linha de ressonância ferromagnética mais estreita conhecida e o menor amortecimento de onda de spin e segundo, o crescimento do cristal YIG foi tão bem aperfeiçoado que seu amortecimento acústico é menor do que o do quartzo. O ZnO é impressionante, suas aplicações antibacterianas, em sensores, atividades fotocatalíticas e recentemente como semicondutor magnético diluído, o tornam um dos materiais mais versáteis na atualidade. Neste colóquio irei apresentar algumas pesquisas relevantes desenvolvidas por nossa equipe sobre esses sistemas. O método de síntese (sol gel) e algumas técnicas de caracterização físico-químicas serão apresentados como apoio na interpretação dos resultados. O foco principal desta palestra é incentivar a estudantes de Graduação e Pós-graduação, para contribuir com as pesquisas e necessidades tecnológicas atuais.